sábado, 11 de junho de 2016

O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares

Titulo original: Miss Peregrine's Home For Peculiar Children.
Autor: Ranson Riggs
ISBN: 978-85-441-0284-8
Tradução: Edmundo Barreiro e Marcia Blasques
Ano: 2012
Páginas: 335
Editora: LeYa
Nota: 07


Sinopse: Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, um romance que tenta misturar ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas.



Sobre o que se trata?

É o romance de estreia do autor americano Ransom Riggs, e gira em torno de Jacob Portman, um adolescente de 16 anos que é, aparentemente, apenas um adolescente normal, cheio de problemas comuns para um garoto dessa idade. Sua mãe uma mulher fútil e seu pai um escritor frustrado que nunca consegue finalizar um livro, o único parente a quem se afeiçoa é o vovô Portman, Abraham Portman, que cresceu em um orfanato e presenciou os horrores da guerra e de quem Jacob costumava escutar inúmeras histórias a respeito de crianças peculiares.
Conforme Jacob cresce ele passa a desconfiar de que todas as histórias contadas por seu avô não passam de fantasias criadas para impressiona-lo e após um evento traumático ele encontra uma carta endereçada ao seu avô, eis que então ele convence seus pais de viajar para a tal ilha que tantas vezes seu avô mencionará. E assim ele viaja para o país de Gales na companhia de seu pai em busca da verdade sobre o passado do vovô Portman.



Minha Opinião:

A história é bem contada, cheia de detalhes, mas acredito que a grande questão sobre O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, é que ao vermos a capa e ao folhearmos as fotos estranhas e bizarras, imaginamos uma história repleta de situações aterrorizantes onde seu coração dispara e seus olhos só faltam entrar em orbita, mas não é bem assim que a história se desenrola.
A coisa só começa a esquentar mesmo, no final do livro, talvez por que haja a continuação e a intenção seja deixar aquele gostinho de quero mais; mas apesar disso, é uma leitura bem agradável.


Curiosidade: Todas as imagens usadas no livro são fotografias autenticas, com exceção de algumas que passaram por leve tratamento, não foram alteradas. Foram emprestadas por colecionadores.
Não dá pra negar, algumas fotos antigas são extremamente assustadoras. Õ  que me leva a uma questão: o que será que as próximas gerações pensarão das nossas fotos então? (risos)




Nenhum comentário:

Postar um comentário